segunda-feira, 25 de julho de 2022

Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha inicia a semana com espetáculo do Grupo Lume

A programação inclui ainda clube de leitura e bate-papos com companhias da mostra nacional


A programação do 7º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha inicia na segunda-feira (25) com diálogos do “Café Criativo”, encontros do “Clube de Leitura” com a Editora Javali, de Belo Horizonte (MG). O grupo convidado Lume Teatro, de Campinas (SP), encerra a noite com a peça “Kintsugi: 100 memórias”, às 20h, no Teatro Municipal de Itajaí, com reapresentação do espetáculo no mesmo horário e local, na terça-feira (26).

“Kintsugi: 100 memórias” é o espetáculo convidado do festival e traz uma proposta cênica que, partindo dos limites da teatralidade e de modo fragmentário, tenta aproximar-se de uma ideia de memória não linear nem bucólica, mas sim uma memória que apresenta o gesto da vontade no ato de lembrar.

Depois de muitos anos, o Lume retorna à Itajaí. A classificação do espetáculo é de 14 anos e será cobrado ingresso a preço popular. Haverá duas sessões, segunda-feira (25) e terça-feira (26), com limite de 100 pessoas por apresentação.




A oficina Clube de Leitura Dramática, ministrada pela Editora Javali, inicia na segunda-feira (25) e segue até quinta-feira (28), na Casa da Cultura Dide Brandão. O Café Criativo com os encontros de diálogo e dinâmicas com grupos de teatro nacionais seguem ocorrendo diariamente até o fim do festival.

Terça-feira (26) à tarde, acontece a roda de conversa Intercâmbios Urgentes, que pretende fomentar reflexões e refletir e trocas sobre as realidades artísticas de diferentes regiões brasileiras. Seis profissionais convidados de diferentes regiões do Brasil debaterão juntos como atingir a descentralização artística.

Ainda na terça-feira (26), às 22h30, será apresentado na Itajaí Criativa o espetáculo “Homens Pink”. A peça desenrola-se a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays. No corpo-arquivo em cena, narrativas conectam-se a acervos pessoais e compõem um documento performativo que celebra a experiência dos pioneiros e o orgulho das ancestralidades dissidentes. A entrada é franca e a classificação indicativa de 14 anos.



Nos espetáculos com entrada gratuita, os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação. As entradas para as peças que estarão no Teatro Municipal podem ser adquiridas pelo site Ingresso Nacional (www.ingressonacional.com.br) e na bilheteria do teatro. O valor é R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada para os casos previstos por lei ou mediante a doação de 1kg de alimento ou um pacote de absorvente).

Confira a programação do 7º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha:

25/07 (segunda-feira)
10h – Café Criativo - Cia de Teatro Acidental (São Paulo/SP) - Itajaí Criativa/Residência Artística – gratuito

14h30 - Clube de Leitura com a Editora Javali (Belo Horizonte/MG)- Casa da Cultura Dide Brandão

20h – Espetáculo "Kintsugi: 100 memórias" - Lume Teatro (Campinas/SP) - Teatro Municipal de Itajaí

26/07 (terça-feira)
10h – Café Criativo - Lume Teatro (Campinas/SP) - Itajaí Criativa/Residência Artística

14h30 – Clube de Leitura com a Editora Javali (Belo Horizonte/MG) - Casa da Cultura Dide Brandão

15h – Roda de Conversa Intercâmbios Urgentes - Fernando Zugno (Festival Porto Alegre em Cena/ RS), Luiz Bertipaglia (Festival de Londrina FILO/ PR), Felipe de Assis (FIAC/ BA), Vicente Carlos PereiraJúnior (Sesc Nacional), Carlos Antônio Moreira Gomes (Itaú Cultural) e Denise da Luz (Festival Toni Cunha/ SC) - Casa da Cultura Dide Brandão

20h – Espetáculo "Kintsugi: 100 memórias" - Lume Teatro (Campinas/SP) - Teatro Municipal de Itajaí

22h30 – Espetáculo Homens Pink - La Vaca Companhia de Artes Cênicas (Florianópolis/SC) - Classificação: 14 anos - Itajaí Criativa/Residência Artística

Nenhum comentário:

Postar um comentário