Quem faz

O Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha é organizado pela Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí em uma parceria com a Câmara Setorial de Teatro e Circo do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí.
A Câmara Setorial de Teatro e Circo faz parte do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí, órgão composto de forma paritária entre governo e sociedade civil. A Setorial configura-se como um espaço de discussão, organização, articulação e debate das demandas do setor. As ações têm o intuito de trabalhar na criação de políticas públicas específicas para o setor artístico-cultural, de acordo com sua demanda e desenvolvimento. A Setorial é composta por qualquer pessoa atuante na cidade, com eleições públicas de dois em dois anos para a mesa diretora composta por quatro membros, com interesse e disponibilidade em participar.
Uma das principais conquistas da Setorial é a parceria estabelecida com a Fundação Cultural de Itajaí nas últimas três edições do Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, em que os artistas locais contribuem no pensamento e na realização do evento. 

Na sétima edição, a Setorial foi representada por uma comissão na organização deste evento.



COMISSÃO ORGANIZADORA DO 7º FESTIVAL BRASILEIRO DE TEATRO TONI CUNHA


DENISE DA LUZ    
Atriz e produtora desde 1988. Formada em letras pela UNIVALI, SC, é uma das fundadoras da Téspis Cia de Teatro, onde atua também como coordenadora pedagógica. Já participou de mais de 20 montagens, tendo levado seus espetáculos a vários estados brasileiros, além de outros países como: Argentina, Paraguai, Venezuela, Chile e Portugal. Foi diretora do Teatro Municipal de Itajaí (2009 a 2011), coordenadora da Mostra Internacional de Teatro de Grupo de Itajaí (2001 a 2004), coordenadora do Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha (2011, 2019 e 2022), e atualmente é gestora da Itajaí Criativa-residência artística.






JÔNATA GONÇALVES
Jônata Gonçalves é jornalista graduado pela Univali, mestre e doutorando em teatro pelo Programa de Pós Graduação em Teatro pela Udesc. Profissionalmente trabalha como professor de teatro, ator e pesquisador de linguagens relacionadas à corporeidade da cena.  
Participou de alguns coletivos da cidade de Itajaí. Hoje, como artista independente, segue sua pesquisa em novas poéticas teatrais que busquem dar respostas temporárias para suas inquietações artísticas. 
Alguns dos importantes festivais dos quais já participou, destaca-se: Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa (PR), o Festival Isnard Azevedo de Florianópolis (SC), o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (SC), o Festival Nacional de Teatro de Resende (RJ), o Festival Nacional de Teatro de Piracicaba (SP), o Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (SP), entre outros.






MAURO FILHO 
Mauro Filho é artista da cena. Graduado em Comunicação Social e Licenciatura em Artes Visuais. Integra a Karma Coletivo de Artes Cênicas, onde atua em diversas funções. Seu trabalho estabelece relações nas interseções das linguagens da dança, teatro e performance. Junto da Karma Coletivo produz e coordena o Conexões Contemporâneas, evento de formação para artistas da cena. Atualmente trabalha no projeto "exercícios de presença" onde pesquisa a relação do seu corpo com o corpo de trabalhos em artes visuais deixados por seu pai, Mauro Caelum. É professor de Dança Contemporânea e titular da Câmara Setorial de Teatro e Circo de Itajaí vinculado ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí.







MARIANA FEITOSA 
Mariana Feitosa é atriz, produtora cultural, arte-educadora e jornalista com especialização em comunicação cultural. Cursa pós-graduação em Arte, Cultura e Educação pela Unicesumar com término em 2022. Iniciou sua carreira em 2010 como parte da escola AECA - Alunos do Exercício Cênico Anchieta e atuou em diversos espetáculos da escola. Integrou o GET – Grupo de Estudos Teatrais, orientado pelas Téspis Cia de Teatro. Trabalha como atriz independente e estreou, em 2021, o espetáculo infantil “Cor de quê”, que circula agora pelo estado. Trabalha atualmente na montagem do espetáculo “O que você faz quando precisa se sentir vivo?” com direção de Renato Turnes, seu primeiro trabalho com dramaturgia autoral. É produtora cultural e assessora de comunicação de diversos projetos na região de Itajaí e Santa Catarina através de sua produtora: MASS Produção e Comunicação. É ainda colaboradora, desde 2018, do espaço cultural Vila Sete Zero Cinco – Casa de Arte. Como pesquisa artística, Mariana pesquisa a escrita em formato de fluxo de consciência na dramaturgia, poesia e como disparador de performances.




LEANDRO CARDOSO
Leandro Cardoso é ator e produtor na Karma Coletivo de Artes Cênicas, atua na área desde 2005 em Itajaí/SC. É licenciado em Artes Visuais, pós-graduado em Arte e Educação, História da Arte e em Dança e Consciência Corporal. Junto da Karma Coletivo é coordenador do Conexões Contemporâneas, evento de formação para artistas da cena contemporânea.
Também atua na concepção de figurino dentro da Karma Coletivo em "Berlim: dois corpos à procura", "Cartografia do Assédio" e "Dois ao Cubo", além das colaborações com outros grupos e coletivos: "Os Meninos da Rua Paulo" (Anchieta Arte Cênica), "Falaceira" (Téspis Cia. de Teatro), "Cor de quê?" (Mariana Feitosa) assistente na criação de figurino para a Griô Filmes em "Certos Câes"








    MAX REINERT
Diretor artístico da Téspis Cia. de Teatro, desenvolve estudos na área de dramaturgia contemporânea, tendo participado do Núcleo de Dramaturgia do SESI PR – Teatro Guaíra. Foi facilitador do projeto Dramaturgias – Leituras em Cena do SESC em Santa Catarina e no Pernambuco. Foi ministrante convidado de processo de criação em dramaturgia “Encontro com o Dramaturgo”, coordenado por Stephan Baungarten (UDESC-SC), em parceria com a UFSC, SC. Foi produtor do Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha (2017) e coordenador técnico em 2019. Teve sua dramaturgia publicada pelo selo Dramaturgias da Editora MultiFoco, com curadoria da revista virtual Questão de Crítica (2013) e mais recentemente pela Editora Urutau (2021).

Nenhum comentário:

Postar um comentário